BLOG

Coletor de Dados para Inventário: Entenda Porque Utilizar em sua Loja ou Centro de Distribuição

Um dos grandes desafios na gestão de lojas do atacado e varejo é o controle de estoque. Essa atividade tem um importante aliado para sua realização de forma eficiente no coletor de dados para inventário.

O equipamento portátil que é capaz de captar, registrar e guardar informações sobre milhares de produtos é de utilização indispensável em lojas e centros de distribuição que querem ter um estoque ajustado e evitar prejuízos, seja pela falta ou excesso de itens armazenados.

Caso você ainda não saiba porque precisa adotar o uso dos coletores de dados em seu negócio, neste texto nós explicamos. Confira!

Como o coletor de dados para inventário ajuda na gestão de estoque

Utilizados para coletar e compartilhar dados por meio da leitura de código de barras, etiquetas RFID, cartões magnéticos e outros elementos, tudo de forma automatizada e prática, os coletores de dados tornam mais eficiente o controle de estoque, facilitando a contagem de itens e possibilitando o armazenamento e o compartilhamento de informações mais confiáveis.

Usando os coletores de dados para inventário, identifica-se com maior prontidão rupturas de estoques, produtos próximos à data de vencimento, trânsito de mercadoria pela loja, divergência de preços entre gôndolas e PDV e diversas outras questões que podem causar prejuízos ao comércio.

Vantagens de realizar o inventário de mercadorias utilizando um coletor de dados

O coletor de dados para inventário traz diversos benefícios para o seu negócio ao tornar o controle de estoque mais eficaz. Confira alguns desses benefícios a seguir:

1. Agilidade e praticidade na execução

Os coletores de dados tornam a realização do inventário de estoque muito mais rápida, já que dispensa a anotação de informações dos produtos em planilhas e controles de papel. E por sua capacidade de setorizar e gerenciar dados, faz a coleta muito mais funcional, ágil e precisa.

2. Exatidão das informações

O não uso de anotações manuais torna as informações armazenadas e geradas pelos coletores de dados para inventário muito mais confiáveis. A exatidão do processo de coleta faz as decisões que elas guiam, como o melhor momento para compra de reposição de estoque, bem mais estratégicas.

3. Simplificação das rotinas

Os coletores de dados, com sua portabilidade e suas funcionalidades, também simplificam as rotinas de realização do inventário e controle de estoque, tornando as equipes responsáveis por essas atividades muito mais produtivas.

4. Integração e centralização de dados

Se usado em conjunto com um bom sistema ERP, os coletores de dados integram e centralizam as informações coletadas e armazenadas, o que é de grande importância para levar os gestores a tomarem as melhores decisões para o crescimento do seu comércio.

Conheça a solução para comércios da Titan Software

Se você quer ver sua loja crescer, o coletor de dados para inventário é uma das ferramentas que devem ser adotadas em seu negócio. E, para potencializar sua utilização, integrá-lo a um sistema de gestão robusto como o Titan Retail, a solução da Titan Software desenvolvida especialmente para o comércio, é fundamental.

Nosso software é em nuvem, 100% online, e tem módulos e funcionalidades que otimizam as atividades da sua empresas, aumentando seus lucros.

Fique por dentro das novidades

A Titan Software sempre está evoluindo e criando produtos e ferramentas que melhoram o dia a dia das empresas de comércio do Brasil e do Mundo. Quer acompanhar nossas novidades ? Deixei aqui seus dados para acompanhar como vamos deixar sua empresa pronta para o futuro