BLOG

Demonstração Do Resultado Do Exercício DRE: Porque Acompanhar Seu Negócio Dia A Dia É Imprescindível

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um dos vários documentos que estão presentes na vida de qualquer empresa no Brasil. Ele mostra as receitas, custos e despesas do negócio, mas não deve ser visto apenas como um papel: a função dele pode fazer grande diferença na atividade comercial.

Acompanhar o seu negócio é fundamental para melhorar os resultados, e o DRE é ótimo para quem precisa ter uma visão atualizada da situação da empresa. Por isso, mostraremos como a Demonstração do Resultado do Exercício ajuda você nessa tarefa!

Atendimento às obrigações legais

O DRE é obrigatório pela lei Nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007. Empresas de sociedade anônima (S.A.) e sociedade limitada (Ltda.) devem mostrar à Receita Federal o documento para ficar em dia com o Fisco e não correr o risco de sanções.

Só por isso, você já deve ter atenção especial com o DRE. Mas entenda como ele vai além de uma obrigação legal e indica dados que deixarão a sua tomada de decisão assertiva.

Acompanhamento da situação financeira

O DRE mostra a sua receita, o peso dos impostos, gastos com pessoal, despesas operacionais e uma série de dados que indicam se a sua empresa está dando lucro ou prejuízo dentro do período analisado.

Para efeito legal, o Demonstrativo do Resultado do Exercício é anual, mas acompanhá-lo com frequência (pelo menos todo mês) deixa a sua gestão financeira mais eficiente. Veja qual número não está dentro do esperado, antecipe-se a situações adversas e tome as atitudes certas antes que seja tarde demais.

Tomada de decisão

Com o registro de tantas informações importantes em sua mão, a tomada de decisão fica ágil e eficiente. O DRE mostra um retrato fiel e atualizado da empresa, permitindo que o gestor pense em estratégias que coloquem o negócio no curso desejado.

O DRE pode ser comparado, indicando crescimento ou queda da receita. Ele permite verificar se o custo operacional aumentou e, assim, pensar em como deixar a operação mais barata. É possível ver se o lucro foi maior do que o esperado e, por causa disso, investir uma parte em melhorias para o negócio. Essas são apenas algumas possibilidades proporcionadas pelo Demonstrativo do Resultado do Exercício.

Além do DRE, veja outros meios de fazer o controle financeiro da sua loja e evitar perdas!

Fique por dentro das novidades

A Titan Software sempre está evoluindo e criando produtos e ferramentas que melhoram o dia a dia das empresas de comércio do Brasil e do Mundo. Quer acompanhar nossas novidades ? Deixei aqui seus dados para acompanhar como vamos deixar sua empresa pronta para o futuro