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Faturamento no ERP Online ou pela Sefaz: Qual é Melhor?

Você, como dono ou gestor de um varejo, com certeza já sabe da importância do faturamento bem feito para a saúde financeira da empresa. Então, qual será a melhor e mais eficaz maneira de realizar a emissão da nota fiscal? Pela Sefaz ou por um ERP online? Acompanhe a comparação que organizamos e descubra!

Como é o faturamento pela Sefaz

Quem não tem um sistema ERP online pode utilizar duas ferramentas gratuitas disponibilizadas pela Sefaz. Apesar da gratuidade ser um ponto positivo para muitos, existem também alguns pontos negativos.

Essas ferramentas, que são o próprio site da Sefaz e um programa disponibilizado pelo órgão, não são intuitivas nem amigáveis. Elas só podem ser utilizadas em uma máquina, pois dependem do certificado digital A3, que impossibilita que a emissão da nota seja feita de qualquer lugar.

O certificado é disponibilizado pela Sefaz e precisa estar instalado e plugado na máquina da qual está sendo realizado o faturamento. Ele funciona como um cartão de acesso do cliente junto à Sefaz, autorizando o processo de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Pelo site da Sefaz

Uma das formas de fazer faturamento pela Sefaz é diretamente pelo site. Lá, a nota deve ser lançada manualmente, cliente por cliente, com seus respectivos dados, produtos, impostos, preços de venda etc. Isso demora e atrasa o processo.

Há também a opção de cadastrar os itens e clientes no site, o que pode facilitar o lançamento. Entretanto, há limitação de dados, impossibilitando a manutenção de um cadastro grande de informações de clientes e produtos.

Pelo programa da Sefaz

A segunda forma é através de um programa disponibilizado pela Sefaz, que deve ser instalado em uma máquina. Assim como no site, você só poderá fazer seu faturamento de um único local, pois o programa também depende do A3. Nessa opção também é necessário cadastrar os itens, clientes, preços de venda e impostos.

O ponto positivo do programa é que, mesmo sem acesso à internet, você não perde a nota que está lançando, porém não será possível emiti-la, pois para isso é necessário estar conectado.

Outra questão é que sempre existem novas atualizações para esse programa, então é importante ficar atento. E há ainda o fato que, caso o sistema seja corrompido, você perde os seus dados.

Emitir as notas fiscais pelo programa da Sefaz ou pelo site tem ainda outra desvantagem, é que, depois de ser emitida, o varejista precisa lançar a nota novamente no seu sistema de gestão para efetuar a baixa dos estoques, a geração do contas a receber contra o cliente e a consolidação das obrigações fiscais, o que torna o processo ainda mais improdutivo.

Como é o faturamento pelo ERP online

As ferramentas disponibilizadas pela Sefaz são úteis, mas são limitadas e pouco intuitivas. O ERP online é uma opção muito mais completa e eficaz. Com a solução da Titan Software, por exemplo, você tem a possibilidade de emitir nota de qualquer lugar onde estiver, pois, para usá-lo, é necessário o certificado A1.

Esse certificado fica no servidor e você, por acessar o sistema via URL, já está acessando diretamente o servidor em questão. Portanto, não importa de onde você acessa, você terá a possibilidade de fazer seu faturamento, podendo ser até mesmo de um smartphone.

Outra vantagem do ERP online é que, no ato da emissão, a Titan envia um e-mail com o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) direto para o cliente, além de mandar para a impressora, para os e-mails da contabilidade da empresa e para quaisquer outros que você escolher. Tudo isso automaticamente!

E o melhor: todos os seus dados estarão salvos e resguardados no servidor.

Como fazer faturamento pelo ERP online da Titan Software

Para fazer o faturamento pelo ERP online da Titan Software, basta informar de qual loja você está emitindo a nota, caso tenha mais de uma, e, através de código-descrição ou CNPJ, qual o destinatário da nota fiscal. O próprio sistema traz os dados do cliente e, depois, é só escolher os itens, que já têm preço de venda e impostos vinculados.

O processo é mais rápido, seguro, objetivo e alimenta de forma automática todos os módulos, como baixa de estoque do produto vendido e contas a receber com as duplicatas referentes à venda em questão.

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