BLOG

Gestão de Estoque e Armazenagem: Alinhe a Logística de Estoque com o Controle Financeiro

A gestão de estoque e armazenagem é um tema frequente aqui no blog da Titan Software e nós estamos sempre falando da importância dele para a saúde do seu comércio. Mas, você sabe como a logística dos processos de entrada e saída de produtos impactam o controle financeiro de uma empresa? Esse é o assunto tratado neste artigo. Confira!

Gestão de estoque e armazenagem e o controle de compras

Antes de mostrarmos como o controle de estoque está fortemente ligado à gestão financeira, precisamos falar sobre a importância do setor de compras na manutenção de um estoque com níveis ideais de mercadorias.

A gestão eficaz do estoque de uma loja depende muito de seu time de compras. A essa equipe cabe fazer “boas compras”, mas, para isso, ela precisa ter acesso a informações corretas sobre a movimentação do setor de armazenagem.

A completa integração entre os departamentos de compra e estoque impede que sejam comprados itens desnecessários ou deixe-se de repor produtos em falta, ambas ações que causam prejuízos financeiros à empresa.

Logística do controle de estoque

A gestão de estoque e armazenagem envolve diversos processos para controlar a entrada, saída e trânsito das mercadorias na empresa. É a logística adotada pelo setor que determina como será feita a distribuição, reposição, exposição e venda dos produtos.

Uma logística de estoque que desconsidere níveis seguros de produtos armazenados, a data de validade das mercadorias e o risco de falta de itens para reposição impacta de forma negativa a receita do negócio por ocasionar gastos desnecessários, desperdícios e perdas de venda.

Gestão de estoque e controle financeiro: relação com o fluxo de caixa no varejo

No varejo, a percepção do impacto da gestão de estoque e armazenagem na saúde financeira da empresa acontece, especialmente, ao se observar o fluxo de caixa.

Um estoque em que não se empregue, por exemplo, a técnica do FIFO (do inglês First In, First Out), organizando a saída de mercadorias por data de compra, permite o risco dos itens perderem validade, sofrerem avarias ou se tornarem obsoletos. Isso acaba com a garantia de que o valor investido neles será reposto.

A falta ou excesso de produtos armazenados também impacta o fluxo de caixa, seja por ter mercadoria ocupando espaço desnecessário no depósito ou pela perda de venda por não ter na loja um item procurado pelo cliente.

Um ERP integra o controle de estoque e a gestão financeira

Reconhecer a importância da gestão de estoque e armazenagem para o bom controle financeiro, e buscar soluções que integrem as áreas, torna seu negócio mais competitivo no mercado.

Implantar um ERP que tenha módulos destinados à gestão financeira e de estoque otimiza seus processos e evita falhas e erros que causam impactos negativos em sua empresa.

O sistema de gestão comercial da Titan Software, que é 100% online, tem todas as funcionalidades necessárias para administrar o seu negócio com assertividade, levando-o ao crescimento que você tanto busca.

Fique por dentro das novidades

A Titan Software sempre está evoluindo e criando produtos e ferramentas que melhoram o dia a dia das empresas de comércio do Brasil e do Mundo. Quer acompanhar nossas novidades ? Deixei aqui seus dados para acompanhar como vamos deixar sua empresa pronta para o futuro