BLOG

Gestão de Produtos: Quando Ajustar o Mix de Mercadoria de sua Loja

Por aqui, nós falamos muito sobre controle de estoque e sua importância para os bons resultados no comércio. No entanto, há outros setores que precisam ser tratados com atenção para garantir a lucratividade de uma loja. Dentre eles está a gestão de produtos, responsável por administrar a oferta de mercadorias no varejo.

A variedade de itens disponível em um comércio tem forte impacto sobre suas vendas e, para que esse impacto seja positivo, é preciso fazer uma gestão de produtos eficiente, que seja capaz de montar um mix que atraia e fidelize clientes. Quer saber mais sobre este assunto? Continue lendo!

O que é mix de produtos?

A palavra mix significa mistura e, no comércio, ajuda a denominar a variedade de mercadorias oferecidas por uma loja. O mix de produtos é o conjunto de itens comercializados em um estabelecimento e ele pode alavancar vendas ou ser responsável pela perda de muitos negócios.

A gestão de produtos, se feita de forma adequada, é capaz de identificar a melhor forma de compor e ajustar a seleção de mercadorias vendidas na loja. Determinando quando é o momento de aumentar ou diminuir o mix ou substituir produtos que o compõe.

O que considerar para ajustar o mix de produtos da sua loja?

Não há dúvidas de que oferecer grande quantidade de opções de produtos ao cliente tende a aumentar as vendas de uma loja. No entanto, é importante ter cuidado na hora de fazer a gestão de produtos e não acreditar que apenas estender a oferta de itens pode trazer bons resultados.

O gestor do comércio deve estar sempre atento à necessidade de fazer ajustes em seu mix de produtos, seja para aumentá-lo ou diminuí-lo.

Ofertar maior diversidade de produtos é boa ideia quando se deseja alavancar as vendas e compensar margens de lucro, já que com uma maior variedade de itens é possível precificar os itens de forma estratégica.

Já se mercadorias têm se acumulado no estoque, é hora de analisar se não é o momento de diminuir o mix de produtos, focando em marcas ou itens que têm a preferência de seus clientes. Nesse caso, vale também considerar a substituição de mercadorias, sempre levando em consideração aquelas que têm maior aceitação do seu público.

Como a gestão de produtos eficaz ajuda a aumentar lucros e diminuir prejuízos?

A gestão de produtos feita com eficiência assegura a composição de um mix de itens adequado para o segmento e público da loja, evitando que se gaste com mercadorias que não terão saída ou que falte na loja produtos que são sempre buscados pelos clientes.

Quando integrada a outros setores do negócio, o que é feito de forma eficaz com o uso de um sistema de automação comercial, a gestão de produtos ajuda a impedir rupturas de estoque e outros problemas que causam prejuízos à empresa.

Nosso conteúdo te ajudou a entender mais sobre mix de mercadorias e gestão de produtos? Para não perder nenhum dos nossos artigos, acompanhe sempre as postagens aqui, no blog da Titan Software.

Fique por dentro das novidades

A Titan Software sempre está evoluindo e criando produtos e ferramentas que melhoram o dia a dia das empresas de comércio do Brasil e do Mundo. Quer acompanhar nossas novidades ? Deixei aqui seus dados para acompanhar como vamos deixar sua empresa pronta para o futuro