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Como Garantir as Vendas no Varejo Baseado em Indicadores de Desempenho

Os indicadores de desempenho são indispensáveis para donos e gestores de negócios. Que querem estar sempre cientes sobre seus resultados e saber em quais áreas e processos é possível melhorar.

Se você quer garantir vendas e escalabilidade, então precisa aprender a usar essa forma de avaliação no seu varejo! Confira nossas dicas.

O que são indicadores de desempenho?

Algo que sempre repetimos nos artigos publicados aqui no blog da Titan Software é a importância do gerenciamento de um negócio para garantir seu sucesso. Isso independentemente do tamanho da empresa. Daí a relevância de definir e acompanhar indicadores de desempenho.

O estatístico estadunidense W. Edwards Deming disse que “não se gerencia o que não se mede”. Entretanto, é comum que empresários e gestores de pequenos e médios varejos não conheçam esse conceito. Se for o seu caso, não precisa mais se preocupar. Os indicadores de desempenho, também conhecidos como KPIs (sigla em inglês para Key Performance Indicador), são dados ou informações que demonstram o desempenho dos processos de um negócio.

É através da medição sistemática dos indicadores que se torna possível acompanhar a evolução ao longo do tempo desses processos. Portanto, se quiser comparar seus resultados com o de outras empresas ou ainda com os seus próprios, buscando melhorar seus rendimentos, esse é o caminho.

Tipos de indicadores de desempenho

Existem basicamente dois tipos de indicadores de desempenho. Os de esforço e os de resultado. Os primeiros, também chamados de drivers, construtores ou direcionadores, medem a causa antes de existir o efeito. Ou seja, eles servem para verificar a eficácia de planos de ação e afins enquanto estão sendo executados.

Como fazem parte de um indicador maior e são medidos “em tempo real”. Os indicadores de esforço podem exigir um empenho extra para chegar aos dados necessários para medi-lo, como o uso de formulários e outros tipos de ação que vão além do que é feito normalmente.

Já os indicadores de resultado são formados pelos primeiros e medem os efeitos após algum tempo. Verificando se os objetivos determinados foram atendidos. Eles também são conhecidos como outcomes e indicadores construídos.

Alguns indicadores de resultado comumente usados no varejo são:

  • Turn over – mede a rotatividade dos funcionários e é calculada dividindo o número total de funcionários desligados pelo número total de funcionários.
  • Ticket médio – mede o valor médio de vendas por cliente e pode ser obtido dividindo o valor total de vendas pelo número de clientes atendidos.
  • Giro de estoque – mede as vezes que o estoque foi renovado em um período e é obtido dividindo o valor consumido no período pelo valor de estoque médio no período.

E esses são alguns indicadores de esforço:

  • Itens por venda – mede o número médio de itens por venda e é calculado dividindo o valor total de itens vendidos pelo número de clientes atendidos.
  • Perdas – mede a quantidade de perdas por quebra, furto e perecibilidade e pode ser obtido dividindo itens perdidos pelo total de itens.
  • Disponibilidade de caixa – mede os recursos em caixa e é obtido pela simples conferência do valor em caixa.

Como trabalhar com indicadores de desempenho?

Antes de começar a medir seus resultados, você precisa selecionar seus KPIs. Para isso, pense nos aspectos do seu negócio que considera relevantes e que gostaria de olhar mais de perto.

Depois, defina um sistema de medição e uma rotina para avaliar os dados, mensurando seu desempenho. Com base nas informações obtidas, você chegará a decisões gerenciais muito mais bem embasadas e assertivas.

Agora que já sabe como usar os indicadores de desempenho, que tal conhecer também as vantagens de um sistema ERP? Pode ter certeza que contar com um software como esse vai facilitar ainda mais a medição de sucesso do seu negócio!

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