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5 tendências para melhorar a experiência do seu cliente no varejo

Melhorar a experiência do seu cliente é um fator determinante para que ele possa escolher os seus produtos ou serviços. 

A experiência do cliente é exigência que vem ficando cada vez mais evidente no setor varejista, pois a jornada do cliente não se limita apenas a adquirir o produto no seu estabelecimento comercial.

Na verdade, a jornada de compra do seu potencial cliente envolve toda a experiência que ele terá dentro do seu estabelecimento ou no seu site.

Como, por exemplo, a maneira que os seus clientes são atendidos, os métodos de pagamentos disponíveis, a entrega dos produtos e outros fatores.

Além de oferecer tudo isso aos seus clientes,  você como lojista também precisa estar por dentro das tendências para o setor varejista para que possa oferecer a melhor experiência aos seus consumidores.

Neste texto você vai entender como esse fator é importante para o seu negócio.

A importância de melhorar a experiência do seu cliente no varejo

Os consumidores com facilidade acessam uma infinidade de ofertas, de produtos, meios de pagamentos e de estabelecimentos que oferecem o que eles precisam. 

No entanto, neste cenário de competição apenas as lojas que oferecem a melhor experiência aos seus clientes conseguem sair na frente dos concorrentes. 

Para você ter uma ideia de como a experiência do cliente é importante, observe os dados de um estudo realizado pelo Opinion Box.

  • 91% das pessoas entrevistadas consideram a experiência um ponto importante na hora de comprar,
  • 81% dos clientes compram mais nos estabelecimentos que promovem uma excelente experiência,
  • 69% das pessoas estão dispostas a comprar um produto ou serviço se determinada empresa oferece uma boa experiência de compra.

Como você pode perceber são três fatores que destacam a importância de melhorar a experiência dos clientes.

O que fazer para melhorar a experiência do seu cliente no varejo

Conheça algumas tendências para o setor de varejo que são capazes de melhorar a experiência de compra dos consumidores.

1. Gestão de clientes eficiente

A gestão de clientes é uma prática aplicada no setor varejo com objetivo de oferecer soluções personalizadas para os clientes.

Mas, para que as soluções sejam aplicadas corretamente é necessário primeiramente entender as dores e problemas dos seus clientes.

Com este entendimento o lojista consegue gerenciar melhor a sua carteira de clientes, além de proporcionar um atendimento mais assertivo que aumenta as chances de vender mais.

Mas, para que a gestão de clientes seja eficiente é muito importante investir em um software CRM (Customer Relationship Management), ele oferece diversos recursos para auxiliar a gestão e o atendimento aos clientes.

Um dos sistemas que você pode usar para melhorar a gestão de clientes do seu negócio é o CRM da Titan Software, ele foi criado exclusivamente para atender todas as demandas do setor varejista, desde a gestão do seu negócio à fidelização de clientes.

2. Private Label

Ele é um modelo de negócio que vem conquistando cada vez mais espaço no setor varejista.

Nele, uma empresa como, por exemplo, um supermercado pode investir na produção de determinado produto.

Depois disso, o mercado pode vender o produto como se fosse à marca responsável pela produção. 

O Private Label é um modelo de negócios que permite que as empresas do setor varejista possam ter o próprio produto personalizado, sem a necessidade de investir na matéria-prima e nos processos de produção.

Nesse mesmo sentido de produzir um produto personalizado, ele ainda oferece aos estabelecimentos comerciais a possibilidade de ter o próprio cartão para oferecer aos clientes como forma de pagamento.

Por meio do cartão personalizado com a sua marca você pode fidelizar mais clientes e ainda aumentar as vendas. 

Então, se você também quer oferecer este método de pagamento aos seus clientes, conheça agora mesmo o serviço Private Label da Titan Software.

3. Quickcommerce – delivery eficiente no dia seguinte ou no mesmo dia

A entrega rápida é um fator determinante para o cliente realizar a compra em uma loja online ou em um estabelecimento físico. 

Para você ter uma ideia de como esse detalhe é importante, um estudo realizado pela Capterra, mostrou que 49% das pessoas entrevistadas dizem que o prazo para entrega do produto é um detalhe relevante em suas compras.

Esse mesmo estudo ainda mostrou que 95% das pessoas desejam que a entrega seja realizada o mais rápido possível.

Diante desse desejo, vale a pena o investimento no Quickcommerce que é uma modalidade de entrega que permite que as compras sejam entregues no mesmo dia ou no dia seguinte.

Ele é um modelo que se baseia na entrega de alimentos, mas também pode ser aplicado para realizar a entrega de outros tipos de produtos e serviços, tanto vendidos em estabelecimentos físicos como também em lojas online.

4. Autoatendimento

As longas filas nos caixas de supermercados e de lojas prejudicam a experiência do cliente e ainda atrapalham a sua rotina. 

Diante desse problema o conceito de autoatendimento, ou self-checkout, vem ganhando espaço no setor varejista.

Isso porque, ele permite que o próprio consumidor posicione a sua cestinha de compras para realizar o pagamento usando o scanner em direção ao código de barras.

Por outro lado, os produtos que não tem código de barra como, por exemplo, verduras, frutas e outros podem ser pesados pelo próprio cliente.

Com a tecnologia usada no autoatendimento é possível ter caixas funcionando 24 horas por dias, todos os dias da semana, podendo ter uma redução de até 75% no custo operacional desta área.

5. Diversificação de pagamento

Por fim, é importante facilitar o pagamento das compras oferecendo as principais formas de pagamento como, por exemplo:

  • Crédito

O pagamento por cartão de crédito cresceu 12,8% no primeiro trimestre de 2021, de acordo uma pesquisa realizada pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

  • Débito

A função de débito corresponde a 21,06% das transações realizadas, enquanto o cartão de crédito é responsável por apenas 0,39%, segundo o Banco Central.

  • Boleto

O Boleto é um dos métodos de pagamento mais utilizados no Brasil atualmente.  Apesar de não ser a melhor opção para os lojistas.

 Isso porque, a integração do boleto bancário pode ter alguns custos para o lojista e ele ainda pode levar até três dias para compensar o pagamento, o que consequentemente afeta o prazo para entrega.

  • PIX

Segundo o Banco Central, até outubro de 2021, o pagamento realizado por PIX foi três vezes maior do pagamento por Boleto e mais de 12 vezes a quantidade de Transferências (TED) realizadas.

Em resumo

Investir em ações e em tendências para melhorar a experiência dos clientes no setor de varejo é muito importante para conquistar e fidelizar novos clientes.  No entanto, adotar novas ações não é uma tarefa simples para nenhuma empresa varejista.

Por isso, recomendamos que você entre em contato com um dos especialistas da Titan Software para receber o auxílio adequado para a sua empresa.

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ERP para Varejo: 06 problemas que podem ser resolvidos no seu negócio

O ERP para varejo ainda é uma novidade para milhares de gestores de empresas, talvez você mesmo ainda não conheça essa ferramenta e não sabe exatamente como ela funciona.

Apesar disso, o ERP já mostrou a sua importância dentro das organizações, uma vez que oferece recursos que ajudam a melhorar as atividades internas de qualquer negócio.

E como você sabe é comum nas empresas acontecerem alguns problemas nos processos como, por exemplo, excesso de trabalho, falta de produtividade, erros humanos e entre outros.

Essas situações de alguma forma acabam sendo prejudiciais para qualquer negócio.

Então, para evitar que eles aconteçam é muito importante contar com um software ERP.

Nesse post você vai conhecer esse software e como ele pode resolver os problemas internos do seu negócio.

O que é um ERP para varejo?

O ERP (Enterprise Resource Planning), em português Planejamento dos Recursos da Empresa, é um software criado para facilitar a gestão das empresas.

Na prática ele serve para automatizar os processos manuais, armazenar dados e promover diversas soluções para as empresas.

Com essa ferramenta fazendo parte das atividades rotineira a equipe ganha uma grande aliado no trabalho, pois ele facilita todos os processos que são realizados.

Além de ajudar a equipe, ele também ajuda os gestores na administração da empresa ao fornecer dados úteis para a sua gestão como, por exemplo, indicadores de desempenho e entre outros.

Principais problemas que um ERP para varejo pode solucionar

Conheça alguns dos problemas internos que esse software é capaz de solucionar com rapidez.

1. Problema com controle de estoque

A ruptura de estoque é um dos problemas que afetam a gestão de qualquer negócio.  Então, para evitar esse problema aconteça ou para solucioná-lo.

A implantação de um Sistema ERP é necessária, pois por meio dessa ferramenta é possível controlar melhor o estoque, monitorar as atividades do dia a dia e registrar todos os produtos que entram e saem do seu estoque.

2. Descontrole de custos

Qualquer empresa que não consegue controlar corretamente os seus custos coloca em risco o seu futuro. 

Então, uma forma de controlar todas as despesas com a produção, com estoque e entre outros custos com eficiência é adotando um Software ERP.

Ele auxilia no controle de gastos da sua empresa, desde as atividades mais simples até as mais complexas.

3. Possíveis erros

Toda empresa corre o risco de cometer erros, principalmente nas atividades que são realizadas manualmente e que não possuem uma padronização.

Entretanto, isso pode ser resolvido com um sistema ERP para varejo, pois ele permite que as atividades como emissão de notas fiscais, registro de novos produtos e entre outras possam ser automatizadas.

Oferecendo assim mais rapidez e segurança para as atividades repetitivas que são realizadas diariamente.

4. Problemas de fluxo de caixa

Entre os diversos problemas que podem afetar negativamente qualquer empresa está o descontrole com o fluxo de caixa, quando a compra de produtos, controle de estoque, entre e saída de dinheiro e entre outros processos são realizados de forma inadequada, a empresa pode sofrer com grandes problemas e chegando a falir.

Então, para evitar que esse problema afete o seu negócio você precisa usar o ERP para varejo, essa ferramenta ajuda amentar o fluxo de caixa sempre organizado e atualizado.

5. Problemas que afetam a produtividade

Diversos problemas podem atrapalhar a produtividade da equipe, principalmente quando é necessário realizar atividades de forma manual. 

Então, uma das vantagens de investir em um sistema ERP é que ele praticamente elimina os problemas que podem atrapalhar a produtividades como erros e retrabalhos.

6. Problemas com a segurança dos dados

Uma empresa varejista trabalha diariamente com milhares de dados pessoais que não podem ficar desprotegidos, pois a falta de segurança pode trazer problemas tanto para a empresa quanto para os clientes dela.

Então, para evitar problemas é importante proteger esses dados de forma eficientes e, nesse sentido, o software ERP é uma ótima opção.

Isso porque ele centraliza os dados em um servidor seguro.

Conclusão

Esse software foi desenvolvido com objetivo de auxiliar os gestores e também a equipe de trabalho. 

Por isso, ele automatiza as atividades e ainda entrega informações úteis para o gestor entender o desempenho da sua empresa.

Então, agora que você sabe como ele pode ajudara sua empresa não deixe de conhecer o ERP Titan.