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Curva ABC: descubra como usar para auxiliar no controle de estoque

Comprar a quantidade errada de produtos, provocando o excesso ou a falta de alguns deles, pode trazer sérios prejuízos para o seu negócio – uma vez que é necessário, através da venda desses produtos, cobrir custos e despesas. Nesse sentido, a curva ABC tem se mostrado como uma grande aliada para os gestores, auxiliando na definição estratégica de compras e no controle do estoque.

Então, quer entender o que é a curva ABC e como aplicá-la na sua loja? Continue lendo e aprenda a aumentar a eficiência das suas compras, evitando desperdícios e melhorando a sua rentabilidade. Boa leitura!

O que é a curva ABC e como ela pode aumentar a eficiência da gestão do seu estoque?

A curva ABC, ou curva de vendas, é uma forma de classificação da importância de cada tipo de produto em uma loja. Ou seja, os produtos são separados em grupos diferentes, a partir do quanto eles impactam no faturamento total das vendas. Esses grupos normalmente são divididos em:

  • Grupo A: os produtos mais importantes da loja, que representam a maior parcela do faturamento, isto é, aqueles mais vendidos ou com um valor mais elevado;
  • Grupo B: os produtos que representam uma parcela intermediária, mas que não podem faltar no estoque;
  • Grupo C: aqueles que são menos importantes, e podem ser repostos com menor frequência.

Além disso, também é possível adicionar os grupos D e E, para ter uma divisão ainda mais clara de quais são exatamente os produtos mais e menos importantes.

Dessa forma, é possível determinar o que deve ser comprado e em que frequência, de modo que não aconteçam rupturas ou desperdícios.

Por exemplo: imagine que o cliente fez todo o trajeto até a sua loja, só para comprar um produto da cesta básica, como arroz, mas não encontrou esse produto, e acabou indo a outro estabelecimento? Não é um cenário favorável, não é mesmo?

Por outro lado, imagine que o cliente encontrou o arroz que estava procurando, mas, por não encontrar os produtos relacionados a ele – como um tempero específico –, comprou menos do que poderia ter comprado, caso esses outros produtos estivessem disponíveis? Ainda não seria o ideal, certo?

Portanto, definir e acompanhar os relatórios de curva ABC da sua loja é fundamental para evitar cenários como esses, que impactam diretamente na experiência do cliente com a sua marca e na sua rentabilidade.

Como aplicar essa ferramenta no seu negócio?

Como vimos, a curva ABC classifica os produtos de acordo com o impacto deles no faturamento total da loja. Nesse sentido, é preciso que se tenha o valor total das vendas, de um determinado período, para fazer essa classificação.

A partir daí, o Grupo A pode ser definido através da soma dos produtos mais impactantes, até atingir 60% do valor total das vendas. Isso mesmo, os produtos mais populares promovem cerca de 60% do seu faturamento, apesar de eles corresponderem a uma porcentagem muito pequena da variedade de produtos que a sua loja oferece, isto é, cerca de 3% do seu Mix de produtos.

Enquanto isso, o Grupo B vai dos 60% aos 80% do seu faturamento, restando apenas 20% para o Grupo C.

Curva abc com descrição de espaço

Para uma classificação mais detalhada:

  • Dos 80% aos 90% para o Grupo C;
  • Dos 90% aos 97% para o Grupo D;
  • E os últimos 3% para o Grupo E.

Dessa forma, ao contrário dos itens mais importantes (que representam uma parcela muito pequena dos seus produtos), os itens menos importantes constituem a maioria dos produtos da sua loja, em especial aqueles do Grupo E. Então, é preciso que você se atente a essa classificação para investir os seus esforços nos produtos certos.

Em vista dessas informações, podemos notar que os dados de venda devem ser confiáveis, certo? Então, contar com um programa de automação comercial que controle todas as suas vendas e operações financeiras, é um dos primeiros passos para se obter uma curva de vendas mais precisa.

Como um relatório de curva ABC auxilia na gestão do seu negócio?

No nosso artigo sobre indicadores de desempenho, vimos que os dados isolados são chamados de métricas, e só passam a ser indicadores quando são confrontados com outras métricas, demonstrando um desempenho específico.

Nesse sentido, a curva ABC, embora classifique os produtos mais e menos relevantes, pode ter outras informações confrontadas com ela, por meio do relatório de curva ABC, trazendo importantes indicadores de desempenho.

Veja, abaixo, alguns dados que, quando confrontados com a curva abc, podem trazer indicadores importantes:

  • Quantidade de vendas;
  • Custo médio dos produtos;
  • Quantidades de produtos que foram comprados dos fornecedores;
  • Quantidade daqueles produtos no estoque;
  • Quantidades de tickets (isto é, no valor de compras por cliente), dos quais os produtos faziam parte.

Ou seja, são muitas as possibilidades de comparação, permitindo que você obtenha os indicadores mais interessantes a partir da curva ABC dos seus produtos.

Além disso, você pode montar o seu relatório abc por setor ou categoria, como no caso do açougue, em que é possível comparar as perdas dos produtos de Classe A com os horários de expediente dos funcionários, por exemplo.

Porém, existem algumas análises muito importantes (para a grande maioria dos comércios) que podem ser feitas, como veremos a seguir.

Acompanhamento do desempenho do produto

Como já dissemos, no início deste artigo, a curva ABC identifica quais são os produtos mais e menos importantes, ajudando, dessa forma, a definir quais devem ser comprados.

Em vista disso, ao acompanhar a evolução desses produtos, você não corre o risco de direcionar os seus esforços na compra de produtos que não são mais do grupo A, por exemplo. Ao mesmo tempo, pode acompanhar aqueles que estão em crescimento, adotando novas ações estratégicas – como posicioná-los em um local com maior visibilidade.

Quer conhecer mais dicas para otimizar as suas compras? Confira o nosso guia completo de Como auditar compras e estoque para não perder dinheiro!

Auxílio na definição de promoções

Outra análise importante a ser feita a partir do cruzamento da curva ABC com outros tipos de dados, é justamente no momento da definição de promoções, que, além de considerar o tempo em que alguns produtos estão parados no estoque, também pode ajudar a negociar descontos com fornecedores, para produtos mais importantes.

Assim, suas promoções poderão ser mais atrativas, com produtos populares, mas apresentando uma boa margem de lucro, sem causar prejuízo para a sua loja. Além disso, é possível unir a essas promoções produtos que são menos importantes, aumentando ainda mais a sua rentabilidade. Essa é uma boa dica, não é mesmo?

Um programa de automação comercial é fundamental para montar o seu relatório abc

Sabemos que, com um programa de automação comercial (também conhecido como sistema ERP ou software de gestão comercial), você pode registrar todas as suas vendas e transações financeiras, gerando assim resultados confiáveis – além de centralizar os dados e automatizar diversas operações.

Nesse sentido, o sistema ERP Titan Retail (que é 100% online), mais do que as funcionalidades citadas acima, apresenta a sua curva ABC de forma automatizada, sem que a sua equipe precise investir tempo no preenchimento de longas planilhas. Parece vantajoso, certo?

Além disso, esse sistema para loja, através do módulo de BI (Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios) facilita na execução de diversas análises relacionadas à curva ABC, tais como:   

  • Histórico de movimentação de produtos, com gráficos e tabelas, que demonstram se houve evolução, descontinuidade ou sazonalidade no período em que você escolher analisar;
  • Relatórios de vendas por itens;
  • Comparativo por período de vendas;
  • Relatório de estoque por produto.  

Outra vantagem, ainda, é que esse programa permite o controle completo do seu estoque, com o módulo de Gestão de Mercadorias, demonstrando informações importantes como itens sem movimentação no estoque, ou em quantidades insuficientes.

E então, quer conhecer ainda outras vantagens que o Titan Retail pode trazer para o seu negócio? Entre em contato com um de nossos especialistas e otimize os seus processos de gestão.

Para mais, você também pode conferir as funcionalidades que o Titan Retail traz para os diferentes segmentos do mercado, confira:

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