BLOG

SPED FISCAL: O QUE É E COMO CUMPRIR ESTA OBRIGAÇÃO DE FORMA EFICIENTE

Estar em dia com as obrigações fiscais é imprescindível para manter um negócio funcionando, não é mesmo?  Assim, é possível evitar multas e maiores dores de cabeça. Porém, esse processo exige uma série de dados e documentações, que podem fazer com que ele seja extremamente burocrático. Em decorrência disso, o SPED Fiscal foi desenvolvido, reduzindo a burocracia e agilizando o processo.

Circulo com as características do sped fiscal

Neste artigo você vai conferir o que é SPED Fiscal, como ele funciona e como um programa de automação comercial pode fazer com que ele seja ainda mais otimizado 영동고속도로 가요제. Vamos lá!

O que é SPED Fiscal?

O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) é um projeto criado com o intuito de padronizar e facilitar diversos processos efetuados entre as empresas, os órgãos fazendários estaduais e a Receita Federal. Para isso, ele conta com 12 módulos voltados para diferentes operações, como:

  • ECD: Escrituração Digital Contábil;
  • ECF: Escrituração Contábil Fiscal;
  • EFD ICMS IPI: Escrituração Fiscal Digital de ICMS e IPI, ou SPED Fiscal;
  • NF-e: Nota Fiscal Eletrônica.

Dessa forma, o SPED Fiscal – que é representado pelo módulo EFD ICMS IPI – funciona de forma a facilitar os processos voltados para a prestação de informações dos contribuintes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) Download Sims1.

Nesse sentido, esse módulo substitui os livros que antes eram necessários, como os de entradas e saídas, de apuração do ICMS, ou de Inventário, por exemplo. Imagina só gerenciar essas quantidades imensas de dados e informações sem um programa que padronize e facilite isso. Os erros e as fraudes não deveriam ser poucos, não acha?

Portanto, além de uma tentativa de desburocratização, o SPED Fiscal também surgiu como uma forma mais segura de efetuar e conferir essas prestações de contas 사랑을 했다. Além disso, o uso de papel e os gastos com armazenamento foram reduzidos, bem como o acesso e o intercâmbio de informações se tornaram muito mais ágeis.

Como funciona o SPED Fiscal?

Para organizar essa grande quantidade de dados e informações, o SPED Fiscal é dividido em diferentes blocos internos, específicos para cada tipo de documentação. Alguns dos principais desses blocos são:

  • Bloco 0: onde são feitos os cadastros – como os dos clientes, dos fornecedores e dos produtos Download magic engineering. Além de outras informações como o plano de contas, quando necessário;
  • Bloco C: no qual são efetuados os lançamentos de entradas (compras) e saídas (vendas), bem como das notas e dos documentos fiscais, como a conta de energia elétrica;
  • Bloco E: em que se faz a apuração do ICMS e do IPI, a partir da junção de informações dos demais blocos, calculando o valor desses tributos;

  • Bloco H: para o lançamento dos inventários efetuados, podendo ser lançados uma vez por ano. Confira nosso artigo sobre Inventários Rotativos e saiba como executá-los de forma eficiente;

  • Bloco K: para o controle da produção e do estoque. Esse bloco é diferente do anterior porque é preciso lançar os detalhes do processo produtivo. Por exemplo, no caso de padarias, deve-se lançar as quantidades de produtos utilizados na preparação dos pães, doces e outras mercadorias produzidas na loja creo 4.0.

Assim, quando o preenchimento é concluído, o SPED Fiscal (em formato de texto) passa por uma primeira confirmação, através do Programa Validador e Assinador (PVA), para só então poder ser assinado.

Agora que vimos como o SPED Fiscal funciona, sabemos que ele envolve vários processos e necessita de informações confiáveis, não é mesmo? E para que isso seja feito da forma mais rápida, segura e otimizada, um programa de automação comercial é essencial.

Como um programa de automação comercial pode facilitar o SPED Fiscal?

Um programa de automação comercial, também conhecido como sistema ERP ou software de gestão comercial, é um programa que controla e automatiza os processos de uma loja, integrando os diferentes setores, ao mesmo tempo em que centraliza e disponibiliza as informações em tempo real. Assim, os gestores podem ter uma visão ampla do negócio, para tomadas de decisões mais assertivas.

Nesse sentido, o sistema para automação comercial também funciona em módulos, que são voltados para cada setor, como o financeiro, de estoque, logística, entre outros, contando também com um módulo de gestão fiscal e contábil

Esse módulo, por sua vez, pode trazer uma série de possibilidades, como a geração de relatórios e arquivos, por meio do cruzamento de dados, que são necessários para o SPED, permitindo a apuração de impostos com informações atualizadas.

Porém, um sistema para loja conta ainda com outras formas de auxiliar o SPED Fiscal, como você poderá conferir abaixo.

Acompanhamento de todos os processos financeiros da empresa

Com um sistema de gestão comercial eficiente, todas as movimentações financeiras da empresa são registradas, gerando dados confiáveis para o controle de entradas e saídas, bem como da execução do fluxo de caixa da empresa. Dessa forma, no momento do preenchimento do SPED Fiscal, as informações serão bem mais seguras.

Controle completo do estoque e facilitação na execução de inventários

O sistema para controle de estoque permite o cadastro detalhado de produtos e, a partir disso, as movimentações desses no interior da loja, bem como as perdas ou vendas ficam muito mais fáceis de serem controladas.

Além disso, um software ERP para varejo, que facilite a execução de inventários, mais do que ajudar a diminuir perdas e possíveis fraudes – evitando rupturas –, também pode fornecer dados com maior facilidade, tanto para o bloco H, quanto para o bloco K do SPED Fiscal, uma vez que o sistema também possibilita o controle de matéria-prima gasta nos processos de produção.

Clique aqui para saber mais sobre como funciona e quais são as vantagens que um sistema de automação comercial em nuvem pode trazer para o seu negócio.

O sistema ERP Titan Retail pode otimizar ainda mais o seu SPED Fiscal

Além de contar com os módulos que permitem o controle completo das transações financeiras e do estoque, o sistema ERP Titan Retail também possui um módulo específico de Gestão Fiscal e Contábil.

Esse módulo trabalha automaticamente a contabilidade da empresa, demonstrando resultados por seção ou mesmo por grupo de despesas, bem como permite apurações ou conferências periódicas atendendo às obrigações fiscais vigentes.

Outro ponto importante é que ele possibilita um processo integrado e completo de escrituração fiscal, com apuração de todos os impostos obrigatórios – como PIS, ICMS e  IPI.

Por fim, por ser um sistema 100% online, o Titan Retail possibilita a emissão de relatórios de apuração de impostos a qualquer momento da operação da rede de varejo, sem parada do sistema.

Em vista de tudo isso, é possível entender como um sistema de controle de loja é essencial para o SPED Fiscal, não é mesmo?

Então, entre em contato com um de nossos especialistas e descubra mais sobre como o TItan Retail pode facilitar esse processo, além das diversas outras vantagens que ele pode trazer para o seu negócio!

Confira também outros benefícios que o Titan Retail traz para o seu segmento de atuação, selecionando alguma das opções abaixo:

Fique por dentro das novidades

A Titan Software sempre está evoluindo e criando produtos e ferramentas que melhoram o dia a dia das empresas de comércio do Brasil e do Mundo. Quer acompanhar nossas novidades ? Deixei aqui seus dados para acompanhar como vamos deixar sua empresa pronta para o futuro