Oxxo encobre WalMart

A matéria a seguir me pareceu interessante, pois mostra o crescimento da rede mexicana Oxxo. Os conheci próximo ao ano 2000 e já eram um fenômeno no segmento de distribuição.

Não tenho a cifra precisa nesta data porque para saber teria de seguir a Oxxo todos os dias, mas até 06 de julho a cadeia de lojas de conveniência opera nove mil lojas já contando a abertura da mais recente, na cidade de Oaxaca.

Se digo que nos dias que transcorreram desde o dia 6 de julho até hoje é provável que foram abertas mais 20 ou 30 lojas, seguramente não estarei exagerando.

É que a Oxxo se caracterizou nos últimos anos por sua velocidade de reprodução. Ninguém cresce mais rápido que eles no comércio. Nos últimos doze meses eles abriram 1.132 lojas, três por dia. Uma verdadeira loucura de aberturas! E a este ritmo é provável que alcancem o objetivo das 12 mil lojas em operação até o final do próximo ano e não em 2015 como se havia proposto. Nenhuma outra cadeia comercial terá mais lojas operando que a Oxxo.

Um relatório financeiro da área de investimentos do Banamex me chamou a atenção, elaborado por Celso Sánchez de Accival tinha como título: “Oxxo encobre a Walmex”.

Se a intenção do relatório era destacar o bom trabalho que a gerência do Oxxo fez com seu plano de vendas e marketing, expansão de lojas, expansão de fornecedores e estoques ou a maior eficácia nos processos administrativos no trimestre passado, superando em vários destes itens, a poderosíssima Wal-Mart, eles conseguiram com louvor. O breve relatório não faz outra coisa a não ser elogiar os resultados da cadeia de lojas de conveniência do grupo Femsa de Monterrey. Veja isto: “O crescimento de 10,7% nas vendas às mesmas lojas de Oxxo foi notavelmente superior a nosso estimado 5,3% (e ao crescimento de 2,4% no segundo trimestre de 2011 do Wal-mart) o qual reafirma nossa opinião de que a divisão merece uma valorização superior. Acreditamos que Oxxo oferece aos consumidores uma experiência de compras diferente em comparação com outras lojas de conveniências mexicanas, e a isto se deve, em parte, o crescimento superior de suas vendas às mesmas lojas”. Em poucas palavras, Oxxo já ganhou a maioridade para listar-se na bolsa de valores, coisa que a Femsa deve considerar seriamente.

Como demonstrado pelo relatório do Banamex , pode ser o momento de as escolas de negócios verem na Oxxo um modelo de negócios bem sucedido para analisar. E ver que não é nada fácil competir com a icônica empresa que Sam Walton fundou!

Photo by: Cancun Foros

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *