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5 DICAS ESPECIAIS PARA PRECIFICAR OS PRODUTOS NO SEU SUPERMERCADO

Precificar produtos, de forma eficiente, é uma das tarefas mais difíceis no gerenciamento de um negócio. Isso porque, para executar tal tarefa, uma série de fatores, que vão desde as expectativas dos clientes, até os custos de aquisição das mercadorias, devem ser levados em consideração – especialmente quando falamos sobre supermercados, que operam com uma ampla variedade de produtos. 

Nesse sentido, erros na determinação dos preços podem trazer prejuízos irrecuperáveis para a sua loja. Em contrapartida, adotar preços estratégicos pode aumentar a competitividade, a rentabilidade e fortalecer a sua marca junto aos clientes.

Então, não perca tempo! Continue lendo e confira as dicas incríveis de como precificar os produtos no supermercado que reunimos para você!

Por que precificar os produtos corretamente é importante para um supermercado?

Um supermercado, como sabemos, movimenta uma ampla variedade de produtos – pertencentes a diferentes marcas e categorias – inclusive aqueles com uma procura maior e aqueles com baixa procura.

Em vista disso, para aumentar as vendas e garantir o faturamento, os gestores desses grandes comércios varejistas precisam adotar estratégias diferenciadas, e a precificação é uma das estratégias mais importantes.

Isso porque, imagine investir em uma boa estratégia de marketing, para atrair novos clientes, além de assegurar que o atendimento e os processos sejam eficientes, se os preços dos produtos forem extremamente baixos, e, no final do mês, as contas do estabelecimento não fecharem? 

Ou imagine, ainda, se os clientes se espantarem com os preços altíssimos e desproporcionais da sua loja, e evitarem comprar de você? Ninguém quer que isso aconteça, certo? 

Nesse sentido, podemos perceber que a precificação é um dos aspectos determinantes para o faturamento de um negócio, possibilitando a atração ou o afastamento dos clientes.

É por isso que ela deve ser executada estrategicamente, a partir da consideração de alguns fatores importantes, que tratam sobre as condições externas ao seu supermercado, como a concorrência e a localização, e também as condições internas, como o seu público-alvo, as suas despesas e possibilidades.

Então, para montar uma boa estratégia e atribuir preços satisfatórios aos seus produtos, confira as dicas incríveis que separamos para você!

Dicas de como precificar os produtos do seu supermercado estrategicamente 

Como vimos, precificar os produtos de forma estratégica é fundamental para garantir a rentabilidade do seu supermercado. Por isso, para precificar corretamente os seus produtos e não colocar em risco o seu faturamento, reunimos as seguintes dicas para você:

  • Considere os custos e as despesas do seu supermercado;
  • Calcule a margem de contribuição do produto;
  • Defina a margem de lucro dos preços estrategicamente;
  • Planeje bem as suas promoções;

Considere os custos e despesas do seu supermercado para precificar os produtos

Um supermercado, como já dissemos, além da grande movimentação de produtos, necessita de uma série de processos para funcionar, não é mesmo? Afinal, os produtos precisam ser comprados dos fornecedores, movimentados dentro da loja, manuseados pelos funcionários, passados pelo sistema PDV para, enfim, poderem ser adquiridos pelos clientes.

Desse modo, tais processos geram custos e despesas para o estabelecimento, que depende do retorno das vendas para cobrir esses valores e manter o seu funcionamento.

Nesse sentido, é possível dividir esses custos em dois grupos diferentes: os custos fixos e os custos variáveis.

No nosso artigo sobre fluxo de caixa, nós vimos que os custos fixos são aqueles recorrentes como o aluguel e o pagamento dos funcionários, e os custos variáveis são constituídos pelos impostos, como os apurados no SPED fiscal, insumos e assim por diante, além das despesas da loja.

Tais custos precisam ser compensados por meio das vendas, de modo a atingir o chamado ponto de equilíbrio, em que o valor do faturamento é capaz de cobrir o valor das despesas.

Por isso, esses valores devem ser claros no momento da precificação, ou seja: o quanto é preciso vender para manter o supermercado em funcionamento?

Calcule a margem de contribuição do produto

Uma forma de considerar os custos, no momento da precificação, é traçar a margem de contribuição de um determinado produto, isto é, atribuir uma pequena porcentagem do valor total dos custos para ser coberto por ele, junto com a quantia gasta para adquiri-lo dos fornecedores e, por fim, subtrair esses valores do preço pelo qual ele está sendo vendido

Ou seja, se você conseguir retirar parte do valor para cobrir a quantia que você pagou por aquele produto, e também para cobrir uma pequena parcela dos custos do supermercado, então aquele preço possui uma boa margem de contribuição. Em contrapartida, se o preço não for suficiente, então talvez ele precise ser ajustado.

Defina a margem de lucro dos preços estrategicamente

Ser capaz de cobrir os custos e as despesas da loja é essencial. Porém, é preciso mais do que isso para fazer com que o negócio cresça e tenha sucesso, não é mesmo?

Em vista disso, os produtos devem apresentar uma margem de lucro, que consiste na quantia que restará após o pagamento das contas do supermercado, e poderá ser revertido em novos investimentos.  

Ao mesmo tempo, é necessário lembrar que preços altos demais podem afastar os clientes, provocando efeitos ainda piores do que se forem baixos demais e acarretarem prejuízos para o negócio.

Portanto, é nesse momento que pesquisar os preços dos concorrentes pode ser de grande ajuda. Você pode escolher entre deixar um preço similar, ou colocar um pouco mais elevado, porém buscando agregar novos benefícios, como um excelente atendimento ao cliente. Quer saber como fazer isso? Clique aqui e confira nosso artigo completo sobre atendimento ao cliente.

Além disso, leve em consideração o que o seu público-alvo procura: eles preferem um preço mais acessível ou uma experiência de compra e produtos mais exclusivos?

Uma dica extra: não busque diminuir os preços constantemente competindo com os concorrentes, eles podem ter acesso a custos reduzidos de produção, por exemplo, e os prejuízos podem acabar ficando só para você.

Planeje bem as suas promoções

Para precificar os seus produtos de forma estratégica, também é necessário que você se atente para as promoções. Isso porque, embora elas funcionem como um grande atrativo para os clientes, elas também podem fazer com que você venda determinados produtos por um preço muito abaixo do esperado.

Então, para fazer uma boa promoção, escolha aqueles produtos que estão a algum tempo no estoque; ou monte kits juntando os produtos mais procurados com alguns menos procurados, mas com utilidade complementar.

E lembre-se também de manter uma escala de preços entre as marcas mais caras e as mais baratas, mesmo durante as promoções.

Conte com o auxílio de um programa de automação comercial eficiente

Depois de todas essas dicas, é possível concluir que o processo de precificação exige uma série de dados e informações confiáveis, não é mesmo? Mas, não se preocupe, com um programa de automação comercial (também conhecido como sistema ERP, ou sistema de gestão comercial) você pode reunir todas essas informações, além de automatizar e controlar as operações.

E, nesse sentido, o sistema ERP Titan Retail pode trazer uma série de benefícios para você, tais como:

  • Registro das movimentações financeiras (incluindo os custos e as contas a pagar);
  • Pesquisa de preços no concorrente;
  • Tabela de fornecedores e “auditoria de preços”;
  • Agendamento de ofertas;
  • Kit relâmpago;
  • Diversos tipos de campanhas.

Então, o que está esperando? Entre em contato com um de nossos especialistas e entenda melhor sobre como o Titan Retail pode auxiliar no processo de precificação dos seus produtos e no crescimento do seu supermercado como um todo.

Confira ainda as vantagens que o Titan Retail pode trazer para outros segmentos do mercado como:

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