e-mail-mkt-titan-self-checkout-scaled

SELF-CHECKOUT: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS PARA A EXPERIÊNCIA DO SEU CLIENTE

O self-checkout, também conhecido como caixa de autoatendimento, tem se tornado uma demanda cada vez maior entre os consumidores, não apenas por se tratar de uma inovação tecnológica que traz uma série de benefícios, tanto para os clientes quanto para os varejistas, mas também por possibilitar uma experiência de compra mais segura, durante e após a pandemia de Covid-19.

Porém, para adotar esse modelo, é necessário que você saiba como gerenciar o seu estoque e o seu sistema PDV, de modo a evitar perdas que impactem no crescimento do seu negócio.

Então, quer saber como implementar o self-checkout na sua loja, da melhor forma possível, ao mesmo tempo em que executa um gerenciamento eficiente do seu estoque? Confira, neste artigo, as dicas imperdíveis que reunimos para você. Boa leitura!

Qual é a importância do self-checkout para o varejo?

Não é novidade que o tempo de espera em filas é um problema para o consumidor, que possui uma rotina cada vez mais atarefada, certo?

Em vista disso, a possibilidade de se utilizar caixas de autoatendimento, em que os próprios consumidores escaneiam e concluem o pagamento de suas compras, de forma prática e agilizada, já constitui, em si, uma inovação extremamente importante para melhorar o atendimento ao cliente.

Para ilustrar isso, uma pesquisa realizada pela APAS (Associação Paulista de Supermercados), em parceria com o IBOPE, entre 2018 e 2019, e que entrevistou mais de 2 mil pessoas, já apontava que 39% consideravam a presença do autoatendimento importante em supermercados.

Nesse sentido, possuir uma frente de caixa que faz com que os clientes esperem muito tempo na fila – principalmente com um volume menor de produtos cesta –, pode fazer com que eles acabem desistindo da compra e indo direto para o concorrente. E ninguém quer que isso aconteça, não é mesmo?

Por outro lado, adotar esse modelo também traz vantagens para o varejista, como, por exemplo:

  • A presença de uma balança no próprio caixa, dispensando a pesagem prévia dos alimentos do hortifruti;
  • Redução dos custos com mão de obra (tendo em vista que é necessário apenas um supervisor para cerca de quatro caixas);
  • Redução da incidência de erros humanos, como de digitação ou em um atendimento de má qualidade.

Como a pandemia de Covid-19 impactou a demanda por self-checkout?

Para além das questões que tratamos acima, o agravamento da pandemia de Covid-19 e a necessidade das medidas de distanciamento social, fizeram com que o self-checkout se apresentasse como uma alternativa mais segura de caixa, uma vez que reduz as filas e limita o contato com os atendentes.

Dessa forma, a demanda por esse modelo tende a crescer, mesmo após o fim da pandemia, promovendo mais segurança e agilidade para um consumidor cada vez mais conectado.

Porém, essa ferramenta, se for mal implementada, pode acarretar em algumas perdas no estoque. Nesse sentido, é necessário que alguns cuidados sejam tomados para que a experiência do cliente seja a melhor possível.

Dicas de como efetuar um self-checkout eficiente ao mesmo tempo em que gerencia o estoque da sua loja

Como dissemos, erros na implementação dos caixas de autoatendimento podem acarretar em perdas no estoque e prejudicar o processo de compras dos clientes. 

Pensando nisso, reunimos algumas dicas para que você possa implementar esse modelo na sua loja de forma eficiente e fortalecer, assim, a relação dos consumidores com a sua marca. Confira!

Tenha um design otimizado e distribua o fluxo de clientes

Um dos problemas que podem ocorrer é alguns dos clientes apresentarem dificuldades para utilizar o self-checkout. Nesse sentido, possuir um design de fácil compreensão, tanto no caixa quanto nas sinalizações próximas a ele, pode auxiliar os clientes a encontrar as funcionalidades que precisam sem a ajuda do supervisor, que poderá atender chamadas mais urgentes.

Além disso, é importante distribuir o fluxo de clientes, separando as filas entre aqueles com cestas e aqueles com carrinhos, evitando atritos e atrasos na experiência de compra do cliente.

Acompanhe o desempenho do self-checkout

No nosso artigo sobre indicadores de desempenho, vimos a importância de acompanhar os dados e os indicadores de performance das operações para, a partir deles, direcionarmos as ações estratégicas a serem tomadas. Você pode conferir o artigo completo clicando aqui.

Portanto, com o self-checkout não é diferente. Procure acompanhar os horários de maior e menor movimentação, e reúna dados sobre quais são os perfis dos clientes que optam por comprar nesse modelo, além de mapear quais são as principais dificuldades dos mesmos.

Assim, será possível que você efetue uma gestão muito mais direcionada para aumentar a eficiência do self-checkout na sua loja.

Conte com o auxílio de um sistema PDV especializado

Com um sistema PDV (também conhecido como programa de automação comercial, ou sistema ERP), é possível efetuar um controle completo do estoque, passando por desde o cadastramento dos produtos até a execução de inventários rotativos, de modo que as informações sejam confiáveis e, no momento da passagem pelo self-checkout, a compra possa ser monitorada de forma mais precisa.

Além disso, erros nas operações podem frustrar ainda mais os clientes. Nesse sentido, o sistema PDV é ideal para acelerar processos como a expedição de notas fiscais eletrônicas, por exemplo, otimizando o processo de compra.

Outro ponto importante é que esses sistemas de gestão comercial são fundamentais para reunir e controlar os dados de que falamos na dica anterior, uma vez que eles permitem o acompanhamento em tempo real dos processos, e ainda produzem relatórios importantes para auxiliar as suas tomadas de decisão.

Então, clique aqui para conferir o nosso artigo completo sobre programa de automação comercial em nuvem, e entenda tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta.  

Titan Retail: sua loja preparada para atender a essa demanda com uma gestão de estoque otimizada

Agora que você sabe como o self-checkout é importante para o varejo, e conferiu dicas essenciais de como como atender a essa demanda, em conjunto com uma gestão de estoque eficiente e com o auxílio de um programa de automação comercial – conheça o sistema ERP Titan Retail.

Esse programa, que é 100% online, pode trazer uma série de vantagens para apoiar o seu serviço de self-checkout e controlar os processos do seu negócio. Tais como:

  • Emissão de relatórios gerenciais por meio do módulo de BI (Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios);
  • Gestão do Relacionamento com o cliente, através de um CRM integrado ao sistema, que permite a organização dos contatos com os clientes, além da automatização de diversas funções e da pontuação daqueles que estão mais próximos do seu cliente ideal;
  • Módulo de NFe (Nota Fiscal eletrônica), que é integrado em tempo real com a Sefaz e permite a emissão das notas fiscais sem a necessidade de conectar-se ao site da Sefaz e depois redigitar a nota fiscal no seu sistema, permitindo também cancelamento e emissão de cartas de correção.

Além de muitas outras vantagens! Quer saber mais sobre isso? Entre em contato com um de nossos especialistas e entenda como o Titan Retail pode auxiliar no seu self-checkout e no gerenciamento da sua loja como um todo.

Ou, ainda, confira como esse sistema para loja pode auxiliar os diferentes segmentos do mercado:

Como Manter a Gôndola Abastecida com o Auxílio de um Sistema de Frente de Loja

Uma preocupação de donos e gestores de comércios é manter sempre suas gôndolas abastecidas com os produtos que têm em estoque. Um estudo da Universidade do Colorado apontou que 45% dos clientes que não encontram o que desejam mudam de loja e que 14% deles não voltam mais ao primeiro estabelecimento. Esses números comprovam a importância de ter controle sobre a frente de loja — e é sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira!