Como otimizar a gestão de estoque de um posto de combustível?

Como otimizar a gestão de estoque de um posto de combustível?

A gestão de estoque de um posto de combustível não é fácil como você deve saber. Mas, ela é fundamental para evitar que o seu cliente saia decepcionado por não conseguir abastecer devido à falta de combustível.

A falta de combustível é um dos principais problemas que um posto pode enfrentar, pois quando ele está em falta acaba causando prejuízos ao estabelecimento, tanto financeiros como também de reputação.  Afinal, quem vai parar em posto com fama de sempre faltar combustível?

Em razão disso, os gestores precisam aprender a otimizar e também investir em recursos que ajudam na gestão do estoque dos combustíveis.

Pensando nisso, organizamos algumas ações que podem ajudar. Quer saber quais são? Então, continue aqui.

O que é a gestão de estoque de um posto de combustível?

Para simplificar a explicação, a gestão de estoque pode ser entendida como o equilíbrio nas compras dos produtos e o controle sobre o armazenamento, bem como as entradas e saídas.

Para que essa gestão seja eficiente ela deve considerar três elementos: o giro de estoque, a cobertura de estoque e o nível de serviço.

O giro de estoque é o indicador responsável por manter o capital de giro de qualquer empresa e, por isso, é importante definir muito bem a quantidade de combustível para evitar que o seu posto tenha prejuízos.

Por outro lado, a cobertura do estoque é um indicador que diz respeito ao quanto se tem para cobrir futuras vendas em caso de não reabastecimento dos tanques.

Dessa forma, sem o seu estabelecimento e nem os seus clientes ficam desassistidos.

Já o nível de serviço do cliente é um indicador que destaca o quanto o posto pode ter deixado de receber por conta de um possível desabastecimento. 

Por meio desses indicadores, o gestor do posto pode saber exatamente a quantidade de combustível de dentro dos tanques, assim como os possíveis problemas que estão prejudicando o abastecimento.

Qual a importância de otimizar a gestão de estoque de um posto de combustível?

A gestão de um posto de combustível é uma atividade imprescindível para a manutenção do negócio.  Isso porque, ela garante a lucratividade e uma excelente reputação diante do público-alvo.

Afinal, seria constrangedor tanto para o frentista quanto para o cliente que não abasteceu o seu veículo devido à falta de combustível.

Por outro lado, quando a gestão consegue equilibrar o giro de estoque, a cobertura de estoque e nível de serviço, o posto consegue fluir com mais naturalidade e conquistar mais clientes.

O que fazer para otimizar a gestão de estoque de um posto de combustível?

Agora que você entendeu a importância da gestão de estoque para postos de combustível, observe algumas estratégias que podem ajudar a melhorar a sua gestão.

1.   Entenda o momento certo para reabastecer os tanques

Saber o momento de reabastecer os tanques do seu posto é um dos passos mais importantes para uma gestão de estoque eficiente.

Isso porque, evita que o posto corra o risco de faltar combustível, o que pode arruinar a sua credibilidade com os clientes.

Mas, para saber o momento certo para reabastecer, o gestor do posto precisa monitorar o nível dos tanques.

Para facilitar a atividade é importante usar um Medidor Volumétrico de Combustível (MVC), ele é um equipamento obrigatório em todos os postos e oferece informações relevantes.

2.   Acompanhe a oferta e demanda

Com o Medidor Volumétrico de Combustível (MVC) você pode analisar a oferta e demanda do seu posto. Como a ferramenta fornece informações úteis, você pode monitorar o fluxo de movimentação.

Com isso, pode estabelecer um limite mínimo para cada tanque, e ele servirá como um aviso para ser restabelecido antes de faltar combustível completamente.

3.   Faça o registro de entradas e saídas de combustível (LCM)

Como o objetivo é melhorar a gestão de estoque de um posto de combustível, o LMC (livro de movimentação de combustível) é algo indispensável.

Ele é um documento que registra as entradas e as saídas diárias de combustível, o LMC ainda informa o resto ao final de cada dia.

4.   Escolha bem os seus fornecedores

Além de monitorar a entrada e saída dos combustíveis, o gestor precisa confiar nos seus fornecedores.

Afinal, de nada vai adiantar as estratégias anteriores se o reabastecimento dos tanques não acontecer no tempo certo. Para evitar isso é importante negociar a reposição com os seus fornecedores e em condições mais vantajosas em relação ao frete.

5.   Calcule a curva ABC

A curva ABC é uma ferramenta que ajuda a controlar os níveis de estoque. Por meio dela, o gestor do posto pode definir uma hierarquia ou classificação para as mercadorias armazenadas. Essa classificação pode ser feita seguindo os passos:

1.     Calcule o faturamento de cada mercadoria,

2.     Em seguida, deixe os itens organizados em ordem decrescente de faturamento,

3.     Depois disso, você deve calcular as porcentagens do faturamento de cada item, fazendo a comparação ao faturamento total,

4.     Por fim, faça a classificação dos itens A,B e C.

No geral, os itens representativos correspondem apenas a 20% dos produtos, mas equivalem a 80% dos recursos.  Por outro lado, os produtos que restam representam 80% dos produtos, mas apenas 20% dos recursos.

Para mais detalhes, confira o artigo Curva ABC: descubra como usar para auxiliar no controle de estoque.

Facilite a gestão usando o Software ERP da Titan

A gestão de estoque do seu posto de combustível não pode ser negligenciada e, por isso, vale o investimento em um software ERP que automatiza todas as operações necessárias para uma excelente gestão.

Um dos melhores que você pode investir é o Software ERP da Titan, ele foi desenvolvido justamente para atender às demandas importantes na gestão de um posto de combustível.  Com este sistema você pode fazer:

  • Integração com bombas de combustível para que contabilizar tudo que entra e sai
  • Cartão para frota
  • Gestão financeira,
  • Controlar o estoque de combustíveis.

Esses são apenas alguns dos recursos oferecidos pela ferramenta desenvolvida pela Titan Software.

Se você quiser conhecer mais sobre o nosso sistema e entender como ele pode ajudar o seu posto de combustível, aproveite para visitar a nossa página agora mesmo!

capa como fazer logistica eficiente

Como fazer uma logística eficiente em sua empresa

Para ter uma logística eficiente em sua empresa é fundamental investir em ações que melhoram os processos logísticos, desde o estoque dos produtos até o envio das mercadorias.

A logística das empresas é um diferencial competitivo hoje em dia e, por isso, o alinhamento dos processos internos é necessário para garantir o crescimento da organização.

Quando esses processos estão alinhados e funcionando perfeitamente a empresa pode aproveitar alguns benefícios como, por exemplo, melhora na  experiência dos consumidores, o aumento dos lucros, a redução de custos e outros.

Nesse artigo, você vai descobrir o que pode ser feito para melhorar os processos logísticos da sua empresa.

O que é uma logística eficiente?

Quando uma empresa consegue melhorar os seus processos internos, entrega qualidade nos serviços, reduz os custos e falhas na operação, ela é considerada uma empresa que aplica a logística eficiente.

Isso quer dizer que a empresa consegue oferecer aos seus clientes uma experiência de qualidade, desde o atendimento até a entrega dos produtos ou serviços.

A importância de ter uma logística eficiente

As empresas de qualquer segmento ou porte possuem um objetivo em comum: captar e reter clientes.

Essa ação é importante para o crescimento da organização. Nesse sentido, a logística quando realizada com eficiência se torna um diferencial competitivo no mercado atual.

Isso porque, a logística é a base para garantir a atração dos clientes e para mantê-los satisfeitos durante a jornada de compra.

Além disso, quando a logística é realizada com eficiência ela é capaz de reduzir gastos e ainda abre espaço para novas oportunidades de negociações e investimentos para o crescimento da empresa.

6 Dicas para fazer uma logística eficiente em sua empresa

Agora que você sabe a importância de ter uma logística mais eficiente, conheça as ações que podem ser aplicadas na sua empresa para melhorar os processos logísticos.

1.   Invista um sistema ERP para logística

Investir em sistema ERP para logística é um dos primeiros passos para ter uma logística mais eficiente na sua empresa.

Essa ferramenta foi desenvolvida para automatizar as atividades rotineiras na sua empresa.

Além disso, esse sistema permite a gestão de pontos importantes para a logística como, por exemplo, o controle de frota, emissão de documentos fiscais, gestão de pedidos, estoque de produtos e outros.

O ERP também ajuda a identificar os pontos fortes e fracos nas operações da sua empresa, dessa forma contribui para uma lojista mais eficiente e moderna.

Por isso, vale o investimento em um sistema de gestão de logística com o sistema ERP para logística da Titan Software.

2.  Faça um planejamento

A operação de logística da sua empresa será realizada com mais eficiência se seguir um planejamento, tanto para a parte de recebimento de fornecedores como também na distribuição das cargas e na otimização das rotas.

Seguindo um planejamento é possível ter mais agilidade nos processos.

3.   Conte com profissionais qualificados na sua equipe

Para ter uma logística eficiente em sua empresa, você precisa contar com uma equipe preparada e alinhada com os objetivos.

Neste ponto, contar com profissionais qualificados é muito importante para garantir uma equipe capacitada para os processos logísticos. 

Além disso, é importante também fazer a integração entre os colaboradores, principalmente de diferentes setores, isso contribui para uma logística eficiente.

4.   Invista na comunicação interna

Para manter os setores alinhados e com objetivo é necessário investir na comunicação interna. 

Quando existe uma troca de informações clara e transparente, todos os processos da sua empresa fluem com mais facilidade.

5.   Você precisa contar com bons fornecedores

Contar com bons fornecedores é uma das bases para uma logística eficiente.  Por isso, você precisa buscar empresas de confiança e que ofereçam um bom custo-benefício.

Antes de fechar contratos com novos fornecedores é importante pesquisar a reputação no mercado, procurar saber quais são os clientes atendidos e outras informações que podem ser relevantes.

6.   Preveja as demandas

A previsão de demandas, ou seja, de vendas do seu negócio é um ponto importante na gestão de estoque. 

Essa ação consiste em entender quais são os produtos com maior saída, as datas em que o consumo aumenta e outras em que a demanda diminui.

Ao fazer a previsão de demandas você consegue diminuir a perda de mercadorias, assim como a falta delas no estoque.

Como o sistema ERP para logística da Titan Software pode ajudar a sua empresa

Para ter uma logística eficiente, segura e moderna é importante investir em uma ferramenta adequada.

Nesse sentido, o sistema ERP para logística da Titan Software foi desenvolvido para melhorar os processos logísticos da sua empresa. Com ele a sua empresa consegue melhorar em até 18% a velocidade de entrega.

O sistema pode ser integrado aos seus processos logísticos de duas maneiras:  Produtos armazenados e os Cross Docking.

1.     Na primeira opção, as lojas mandam as necessidades para o CD que, por sua vez, envia os produtos para as lojas.  Para isso, é gerado primeiro um pedido diário geral para cada loja, em seguida ele é separado e entregue na loja.

2.     Os Cross Docking na maioria das vezes são produtos comprados por demanda, os pedidos são realizados para todas as lojas por meio de uma negociação única e o fornecedor em seguida envia os produtos para o CD. 

A separação dos produtos é feita de acordo com que é pedido por cada loja e enviado. 

Por exemplo, se um cliente realizou a compra de 1000 produtos para três lojas diferentes, a quantidade de produtos definidos para cada uma das lojas será separado e enviado.

Para saber como o sistema ERP da Titan Software é capaz de melhorar os processos de logística da empresa, você pode falar com um dos nossos especialistas ou acessar a página dele agora.

Conclusão

Melhorar os processos logísticos da sua empresa garante mais fluidez no trabalho da sua equipe e outras vantagens como organização, aumento da margem de lucro, melhor reputação no mercado de outros.

Esses resultados são consequências do investimento em estratégias e de ferramentas para a gestão, como sistema ERP para logística da Titan Software.

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SAIBA COMO A CALCULADORA DE PRECIFICAÇÃO PODE AUMENTAR A RENTABILIDADE DA SUA EMPRESA

Definir os melhores preços para os produtos da sua loja não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Afinal, diversas informações devem entrar nesse cálculo, de modo a evitar prejuízos e garantir o sucesso do seu negócio. Nesse sentido, para que essa tarefa seja feita da forma mais eficiente, uma calculadora de precificação de produtos é essencial.

Continue lendo e confira como essa ferramenta, possibilitada por um programa de automação comercial, pode ajudar você a definir os melhores preços para os seus produtos, atrair clientes e aumentar a sua rentabilidade. Boa leitura!

Como a precificação impacta no sucesso do seu negócio?

Também conhecida como pricing, a precificação não é o simples ato de escolher preços aleatoriamente, optando por aqueles mais altos ou por aqueles mais próximos da concorrência.

Pelo contrário, essa é uma das tarefas mais importantes de um negócio, impactando diretamente na imagem da sua marca e, principalmente, no seu faturamento. Portanto, ela requer um planejamento detalhado.

Imagine, por exemplo, definir preços altos para os seus produtos, visando aumentar a margem de lucro sobre eles, e acabar afastando os consumidores da região (ou seja, o seu público-alvo). Dessa forma, tais produtos ficarão parados no estoque e, posteriormente, terão que ser vendidos muito abaixo do preço. Isso acabaria em prejuízo, não é mesmo? 

Por outro lado, a diminuição cada vez mais intensa dos preços, motivada pelos concorrentes, pode fazer com que as vendas, mesmo que em grande quantidade, não sejam suficientes para arcar com os custos e as despesas do estabelecimento.

Situações desse tipo podem comprometer o seu fluxo de caixa e, inclusive, a viabilidade do seu negócio. Então, é possível notar como o pricing é essencial para a sua loja, certo?

Nesse sentido, muitos fatores – que podem ser externos ou internos ao seu negócio, como a sua localização e os custos envolvidos nos processos – precisam ser considerados, antes dos dados entrarem para uma calculadora de precificação. Vamos conferir?

Fatores importantes que devem ser considerados na precificação dos seus produtos

Como vimos, uma precificação estratégica deve contar com diversas variáveis, que determinarão quais serão os preços mais atrativos para os seus clientes, mas que também podem ser lucrativos para você. Alguns desses principais fatores são:

  • Os custos e as despesas da sua loja, que podem ser fixas (como o aluguel ou o pagamento dos colaboradores) ou variáveis (que dependem das vendas, como a compra dos produtos ou determinadas contas). Esses valores precisam ser cobertos pelas vendas, de modo a atingir o ponto de equilíbrio;
  • A margem de contribuição, ou seja, quanto cada produto contribui para o ponto de equilíbrio do seu negócio. Em outras palavras: você pode descobrir essa margem subtraindo o custo de aquisição daquele produto do preço pelo qual ele está sendo vendido. O valor que sobrar, em porcentagem, será o impacto daquele produto no pagamento dos gastos da loja;
  • As características da localização e do público-alvo, que podem determinar – dependo da renda média dos consumidores próximos a sua loja – uma percepção diferente dos valores, ou se preferem pagar um pouco mais por produtos exclusivos;
  • Os preços dos concorrentes, que você pode tomar como base para definir a sua margem de lucro sobre os produtos, isto é, os valores para além do ponto de equilíbrio. Nesse sentido, você pode aproximar a sua margem das margens deles, ou procurar agregar valor de outras formas, como em um atendimento de qualidade.

Quer saber mais detalhes sobre esses fatores e conferir dicas incríveis sobre pricing? Então  clique aqui e confira nosso artigo completo sobre precificação para produtos em supermercados.

Como um programa de automação comercial auxilia no seu processo de precificação?

Agora que vimos por que o pricing é importante para a sua loja, e quais são os principais fatores a serem considerados nesse processo, é possível perguntar: como executar essa tarefa de forma eficiente?

É nesse sentido que um programa de automação comercial pode ser um grande aliado!

Também conhecido como sistema ERP, ou ainda software de gestão comercial, esse programa é capaz de otimizar todos os processos de um negócio, e não é diferente quando estamos falando sobre pricing.

Confira abaixo, além da calculadora de precificação de produtos, algumas outras vantagens que um sistema de automação comercial pode trazer para a sua loja.

Calculadora de precificação de produtos

Como vimos, o cálculo de preços envolve uma série de dados e detalhes, ou seja, fazer isso em planilhas demanda tempo e esforço dos funcionários, que poderiam estar se dedicando a outras atividades estratégicas.

Mas, com um programa de automação comercial, que possua uma calculadora de precificação, esse processo pode ser agilizado, uma vez que é necessário apenas o preenchimento dos dados e o programa calcula automaticamente para você. Essa ferramenta pode economizar um bom tempo, certo?

Levantamento dos gastos da loja

Porém, não é apenas no cálculo dos preços que um sistema ERP pode auxiliar, mas também em todo o processo de reunião de informações, de modo a planejar o melhor preço para os seus produtos.

Nesse sentido, com o acompanhamento de todas as movimentações financeiras – como entradas, saídas, contas a pagar e receber, entre outras – você terá uma fonte centralizada e confiável dos custos e despesas da sua empresa.

Além disso, esses dados podem ser cruzados e organizados em relatórios gerenciais, que apresentam diversas informações importantes tanto para acompanhar os seus indicadores de desempenho, quanto para planejar ações estratégicas, como promoções.

Pesquisa de preços dos concorrentes e auxílio no processo de auditoria de preços

Outro ponto de extrema importância, é que um sistema para loja, de qualidade, possibilita que você pesquise preços de concorrentes com facilidade, de modo a ter um embasamento mais sólido na definição da sua margem de lucro.

Essa ferramenta também pode auxiliar nos processos de auditoria de preços, com a disponibilização rápida de informações e a integração com coletores de dados. Você pode conferir mais detalhes sobre esse assunto no nosso artigo sobre auditoria de preço na gôndola e caixa.

Execute uma precificação eficiente com o sistema ERP Titan Retail

Depois de tudo o que vimos neste artigo, não resta dúvidas de que um programa de automação comercial é essencial para uma precificação de produtos rápida e eficiente, certo?

Então, conheça o sistema ERP Titan Retail! Um programa 100% online, que automatiza diversas operações, além de armazenar e centralizar os dados em um único lugar.

Com ele, você é capaz de efetuar todas as funcionalidades que mencionamos aqui, com um controle completo do seu estoque (por meio do módulo de Gestão de Mercadorias), de todos os seus processos financeiros, além de acessar relatórios completos para aumentar a eficiência da sua gestão.

Por fim, com a calculadora de precificação do Titan Retail, você pode ter o seu processo ainda mais otimizado, permitindo que a sua equipe direcione os esforços para planejar as próximas ações estratégicas.

Quer saber mais sobre as vantagens que o Titan Retail pode proporcionar? Entre em contato com um de nossos especialistas para aumentar a eficiência da sua precificação de produtos e, consequentemente, a sua rentabilidade.

Além disso, se quiser saber mais sobre como esse programa pode auxiliar nos diferentes segmentos do mercado, selecione alguma das seguintes opções:

segurança de dados

COMO UM SOFTWARE DE CONTROLE DE ESTOQUE PODE EVITAR FRAUDES NO VAREJO?

Infelizmente, as fraudes são uma realidade no comércio. Afinal, é difícil para os gestores acompanharem todo o processo que vai desde o recebimento dos produtos, passando pelo estoque, movimentações internas, vendas, até as possíveis perdas e quebras desses mesmos produtos. Porém, com um software de controle de estoque, esse acompanhamento pode ser feito de forma muito mais completa e eficiente.