Saiba como trabalhar a fidelização de clientes em cada setor do comércio

Quem é dono ou gestor de um comércio, seja ele varejista ou atacadista, precisa ter claro que o maior patrimônio de sua empresa são os clientes e que fidelizá-los é a melhor forma de ser bem sucedido em seus negócios. Se você tem buscado maneiras de conquistar a fidelização de clientes, confira as estratégias que apresentamos neste artigo.

A fidelização de clientes no comércio varejista

No varejo, trabalhar para satisfazer o cliente é fundamental para que ele volte a comprar em sua loja. E, como os consumidores estão cada vez mais exigentes, estar atento a cada detalhe é fundamental. Veja abaixo quatro pontos cruciais para conseguir fidelizar clientes no setor varejista:

Conheça bem seu cliente

Não basta ter uma fichinha com nome, data de nascimento e contato do seu cliente. Para conhecê-lo, você precisa criar um histórico de compras e identificar as preferências do seu consumidor para saber quando e o que oferecer a ele.

Crie programas de fidelização e mime os clientes fiéis

Clientes que se mantêm fiéis à sua loja merecem ser tratados com muitos agrados. Ofereça brindes e benefícios para os consumidores que frequentam seu comércio com assiduidade.
Para identificar tais clientes, crie programas de fidelidade, que são fáceis de serem implantados e praticamente não geram custos.

Agregue valor aos seus produtos

Tentar conquistar consumidores por meio da oferta de preços baixos pode ser arriscado, pois, caso você precise reajustar valores, pode perder o cliente. Então, ao invés de focar em preços, dê ênfase aos diferenciais que sua loja oferece, entregando sempre mais do que apenas uma mercadoria ao consumidor.

Marque presença nas redes sociais

Nos dias de hoje quase todos estão nas redes sociais e o que acontece nessas mídias tem grande influência nas escolhas das pessoas. Por isso, não deixe de estar presente nessas redes. Por elas você consegue estabelecer uma relação mais próxima com seus clientes e aumenta a interação entre vocês, o que aumenta muito as chances de fidelização.

A fidelização de clientes no comércio atacadista

A fidelização de clientes no setor atacadista exige ações distintas daquelas adotadas no varejo. Veja abaixo quatro estratégias específicas para esse tipo de negócio:

Ofereça atendimento diferenciado

No setor atacadista é muito comum que a oferta de produtos seja muito parecida, então, se você deseja se destacar e conquistar a satisfação do seu cliente, invista em atendimento, apresentando ao seu comprador uma equipe bem qualificada e pronta a ajudá-lo, sempre.

Faça gestão de clientes e contatos

Adote ferramentas que tornem possível conhecer seus clientes, identificando seu perfil comprador, para estar preparado para atender suas expectativas e necessidades.

Adote ações de marketing específicos para o atacado

No mercado atual, as ações de marketing são essenciais para que as empresas alcancem sucesso e elas são fundamentais também na construção de vínculos com os clientes, o que é imprescindível para a fidelização. Invista em ações específicas para o setor atacadista e garanta uma relação mais próxima com seus consumidores.

Disponibilize múltiplos canais de atendimento

Lembre-se que seus clientes são, em maioria, comerciantes como você e por isso estão bastantes ocupados gerindo seus próprios negócios. Então facilite a conexão entre vocês disponibilizando diferentes meios de contato, para que eles possam falar com sua empresa sempre que precisarem.

Você tem adotado ações para a fidelização de clientes em seu comércio? O que achou das nossas sugestões de estratégias? Conte sua experiência na manutenção de consumidores aqui nos comentários. E, para mais conteúdo relevante sobre gestão comercial, continue a acompanhar as postagem do blog da Titan Software!

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